terça-feira, 7 de julho de 2009

SBT Sports News

Imposto de renda pesa a favor do Real para contratar Cristiano Ronaldo

Thales Calipo

Além dos milhões de euros que o Real Madrid tem à disposição para tirar craques dos seus principais rivais, o clube também conta com uma ajuda do próprio governo espanhol para facilitar a montagem do seu 'esquadrão galáctico'. Desde 2004 está em vigor no país uma lei que reduz dos 43% para 24% a tributação sobre o salário bruto dos trabalhadores estrangeiros que morem na Espanha.

Chamada de "Lei Beckham", por coincidir com a chegada do inglês ao Real Madrid, a legislação é válida pelos seis primeiros anos em que o estrangeiro fica na Espanha. Dessa forma, mesmo que o Manchester United cobrisse a proposta salarial de 9 milhões de euros oferecida pelo Real Madrid, o craque português ganharia mais em solo espanhol (ver tabela ao lado).

"Se você quiser falar sobre futebol, tudo bem. Mas eu não falo sobre imposto", despistou Cristiano Ronaldo, na entrevista coletiva que concedeu na última segunda-feira, logo após ser apresentado para mais de 80 mil pessoas no estádio Santiago Bernabéu como novo jogador do Real Madrid.

Essa discrepância entre o valor do imposto cobrado para os estrangeiros e para os espanhóis irá gerar um fato curioso no próprio Real Madrid. Enquanto Cristiano Ronaldo ganhará 6,84 milhões de euros líquidos, o atacante Raúl, que também recebe 9 milhões de euros brutos anuais, ficará com 5,13 milhões de euros, ou 1.71 mi de euros a menos.

Na contramão da Espanha está a Inglaterra. Preocupada com os altos salários pagos aos jogadores de futebol, o governo britânico aumentou no último mês a tributação cobrada. Dos 40% que eram praticados, esse valor subiu para 50%, atrapalhando o poder de barganha dos times ingleses.

Além de se transformar em um paraíso fiscal, o Real Madrid também conta com a ajuda de bancos nacionais para bancar o seu projeto 'galáctico'. Para contratar Cristiano Ronaldo (94 mi de euros) e Kaká (65 mi de euros), a direção do clube espanhol conseguiu duas linhas de crédito de 75 milhões de euros com os bancos Cajá Madrid e Santander, segundo informações do jornal Expansión.

QUAL SERIA O SALÁRIO LÍQUIDO DE C. RONALDO?

Taxa Salário/ano
Espanha 24% 6,84 milhões
Inglaterra 50% 4,5 milhões
Itália 43% 5,13 milhões
Alemanha 45%javascript:void(0) 4,95 milhões
França 40% 5,4 milhões
Portugal 42% 5,22 milhões
Holanda 52% 4,32 milhões


FONTE: UOL ESPORTES

Nenhum comentário: